sábado, 28 de agosto de 2010

Dor de cabeça - Auto massagem

Ioga para dor de cabeça

Enxaqueca

Uma significativa parcela da população já apresentou uma crise de enxaqueca ou ainda apresentará. Entre os sexos o feminino é o mais acometido. Bebes e crianças podem apresentar crise.

As meninas começam na infância geralmente aos 12 anos, mas se tornam mais problemáticas na adolescência. As crises acontecem depois de ocorrer sua menarca; quando são tensas desde criança; costumam ser as primeiras da classe; cobram-se em demasia; são perfeccionistas exageradas.

Raramente iniciam crises após os 50 anos; A enxaqueca é uma dor de cabeça episódica, sua duração varia de 4 a 72 horas, é sempre forte, latejante e geralmente acomete somente de um lado da cabeça (hemicrania), embora possa ser generalizada.

Apresenta quatro fases: a primeira, pródromo, neste estágio a pessoa fica irritadiça, o raciocínio torna-se lento, o sono fica agitado e ocorrem pesadelos, sentem vontade de ingerir doces.

A segunda, aura, ocorrem alterações visuais, motoras e sensoriais. A terceira, é a dor propriamente dita, acompanhada as vezes de náuseas, vômitos. A quarta e a última fase é o cansaço, exaustão que a crise causa quando passa.

A freqüência varia entre as pessoas e para a mesma pessoa. Acontecem ataques uma ou duas vezes por mês ou até uma ou duas vezes por semana, com intervalos que variam de meses ou até anos, sem crises.

O que pode desencadear uma crise de enxaqueca é a ingestão de alguns alimentos como queijo, chocolate, vinho tinto, frutas cítricas, ou estar próximo da chegada da menstruação, onde vão acontecer alterações hormonais; final de um dia cansativo; perder uma refeição, ex: ao invés de almoçar fazer um lanche; excesso de trabalho; alterações no sono; vida estressante; tensão muscular na região do pescoço e ombro; problemas dentários como articulação da mandíbula; luzes brilhantes; som alto e odores fortes.

Hábitos que poderão ajudar: evitar tomar café em excesso, não fumar, fazer uso de óculos escuros, ter uma alimentação equilibrada, ingerir algo de 4 em 4 horas, evitar barulho desnecessário, ter boa postura, caminhar regularmente, fazer alongamentos relaxando a musculatura. Evitar mudanças de rotina brusca, ouvir música suave, relaxar, fazer uso de compressas frias na testa.

Só tome remédios se receitados pelo médico. Sabemos que a dor é um aviso ao nosso corpo que algo está errado, pensando assim uma crise de enxaqueca pode ter um sentido protetor contra um acúmulo de outras doenças, portanto procure sempre um profissional da saúde.

Acredita-se que a enxaqueca seja hereditária de mãe para filha. Depois de passadas as crises que podem durar até três dias, os pacientes voltam ao seu normal, às vezes até esquecem de quão ruim eles se sentiram.

Quando as dores de cabeça ocorrem, diariamente podemos dizer que não se trata de enxaqueca. Quanto a alimentação, teste qual o alimento que foi citado que lhe causa a crise, e elimine-o de sua dieta, cada organismo responde diferentemente.

Autora:EnfªDraªMaria Amélia da Costa Rech

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

câncer de mama feminino e masculino

Auto-exame das mamas

Mama feminina

A mama uma das grandes preocupações das mulheres e também dos profissionais da saúde, representa um alto índice de câncer no sexo feminino, responsável por cerca de 10 mil mortes por ano em nosso país. Infelizmente a cada ano vem aumentado o número, em 2008 por exemplo foram detectados 50 mil novos casos.

A prevenção, estar sempre em alerta, é a forma de nos manter saudáveis, detectar precocemente algum sinal sugestivo é ter uma maior possibilidade de cura e como conseqüência redução do número de mortes.Para nos defendermos desse mal, precisamos fazer uso de algumas ações. Ações essas extremamente importantes. A mais comum, de fácil aprendizagem e sem custo: é o auto-exame da mama.

Este exame é feito pela própria pessoa, que deverá estar despida da cintura para cima e realizá-lo uma vez ao mês. Para as mulheres que menstruam o exame é realizado uma semana depois de cessado o sangramento. Aquelas que já não menstruam sugere-se que faça no primeiro dia de cada mês ou em alguma data importante (aniversário, casamento, etc, pois assim dificultará o esquecimento. Este exame é feito defronte ao espelho, no chuveiro durante o banho ou na cama deitada. Tem uma grande importância, pois através dele pode-se detectar alterações como nódulos ou caroços ,mamilos com secreção, coloração alterada da pele, tamanho das mamas etc.

Sinais sugestivos para ficar alerta e buscar ajuda: caroços, feridas na pele, secreção sanguinolenta ou não pelos mamilos,retração ou desvio do mamilo, abaulamento na pele da mama,nódulo duro nas axilas. aumento desproporcional de uma mama comparada a outra;uma mama mais caída em relação a outra, deformação do contorno natural da mama,irritação da pele em torno do mamilo ou aréola.

Ultra-sonografia: este exame vai diferenciar nódulos benignos dos nódulos sólidos,que tem maior chance de serem cânceres. Mamografia: é o método mais indicado e utilizado para diagnosticar o câncer de mama. Mulheres acima de 40 anos de idade devem se submeter a uma mamografia pelo menos uma vez ao ano, mesmo sem ter ou apresentar qualquer sintoma. Ressonância magnética: através da ressonância consegue-se ter centenas de imagens em todos os eixos da mama. Utiliza-se em pacientes com maior risco de desenvolver o câncer mamário. È importante salientar que tanto a ultra-sonografia quanto a ressonância magnética não substituem a mamografia, ambas são sim consideradas complementares.

Mesmo fazendo o auto-exame de mama mensalmente, a mulher precisa procurar pelo menos uma vez ao ano um profissional médico seja ele mastologista, ginecologista ou mesmo clinico geral para ser submetida ao exame de palpação mamária,exame físico, laboratorial etc...O câncer de mama é uma doença silenciosa, não causa dor e o tumor na maioria das vezes se torna palpável somente em estágios bastante avançado,reduzindo grandemente o número de cura. O risco de vir a ser acometida de um câncer de mama aumenta consideravelmente quando:

A pessoa já teve câncer de mama anteriormente; tem parentes que já tiveram câncer ou que estão com a doença. (mãe, irmã); mulheres fumantes tem um aumento considerável de chance de vir adquirir; obesidade; ingestão freqüente de bebida alcoólica; mulheres que menstruaram precocemente; tenha apresentado algum problema mamário; mulheres que não tiveram filhos; não amamentaram; apresentam o gen ligado ao câncer de mama; mulheres cuja idade seja superior ao 50 anos de idade.

Precisamos colocar aqui que não somente as mulheres sofrem desse risco, homens também tem grande propensão de adquirir essa doença. Apesar de sabermos que o número de homens acometidos em relação as mulheres afetadas é bem menor. Poderíamos dizer que para cada homem com a doença temos de 100 a 170 mulheres acometidas.

Não é somente necessário como importante voltarmos nossos cuidados com nosso corpo e ficarmos sempre em posição de alerta pára qualquer sinal indicando algo diferente do que conhecemos como normal, para termos tempo de buscar e termos ajuda a tempo de evitar ou amenizar um mal maior. Temos centros de saúde, postos e programas da saúde da família que esta aí para nos orientar e dar atendimento adequado, encaminhar se necessário for a profissionais especializados tudo sem nenhum custo. O SUS esta aí para atender a população e com equipes multiprofissionais. Vamos em busca de mantermos saudáveis, de uma melhor qualidade de vida, vamos diminuir esses números assustadores, só depende da nossa boa vontade, do cuidado com nosso corpo físico e mental.

Como fazer o auto exame

No espelho
Com os braços ao longo do corpo, gire para um lado e para outro.
Ver se a axila esta normal ou se tem alteração no tamanho ou no formato das mamas.
Procure inchaço, depressão ou erupção da pele.
Agora faça as mesmas observações com as mãos nos quadris,fazendo pressão forte para contrair os músculos

Agora coloque as mãos sobre a cabeça
Finalmente aperte suavemente cada um dos mamilos com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de secreção abundante ou com sangue deve ser relatado imediatamente ao médico.

No banho
Deslize os dedos estendidos, incluindo todas as partes da mama. A mão direita examina a mama esquerda e a mão esquerda a mama direita

Deitada
Junte os dedos da mão direita e massageie com movimentos circulares toda região da mama de fora para dentro, ate o bico. Faça o mesmo na mama direita.qualquer nódulo ou espessamento da pele deve ser relatado ao medico.
Coloque a mão direita ou esquerda sobre a cabeça e faça a mesma coisa desde as axila , tanto de um lado como do outro.

Autora:Drª Enfª Maria Amélia da Costa Rech

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Parto Normal ou Cesária

Se nos reportarmos algumas décadas, teremos em mente mulheres tendo seus filhos de parto natural, realizados nas suas casas, com ajuda da parteira moradora da região. Muito raramente havia nascimentos nos hospitais com assistência médica. Tudo acontecia de forma natural. A natureza se incumbia do restabelecimento e bem estar da mãe e do bebê.
As mulheres com o movimento feminista, os incentivos ocorridos pelas mudanças de comportamento, conseqüência da revolução sexual tornaram-se mais desembaraçadas e exigentes.
O parto é um dos momentos mais esperados e delicados para a mãe e o bebê.
Os avanços somados ao acompanhamento médico e de enfermagem, permitem opções diferentes de partos confortáveis e seguros.
Com o surgimento da ultra-sonografia esse desenvolvimento tecnológico permitiu um diagnóstico mais preciso das condições do bebê no útero que, em alguns casos é possível até curar determinadas doenças fetais.
Se antes o bebê sentia-se protegido no ventre materno, hoje esta cercado de cuidados de tal forma, a ponto de se garantir o estado de saúde que terá ao nascer.
A cesariana é mais uma das opções para o nascimento, trata-se de um procedimento cirúrgico, que tem suas indicações: quando a posição do bebê é inadequada; a dilatação do colo uterino inexiste; o bebê é muito grande em relação a bacia da mãe,dificultando a passagem por via baixa;sensibilização do feto pelo fator Rh; quando durante o trabalho de parto surje o sofrimento fetal( oxigenação insuficiente);deslocamento de placenta prematuramente;encurtamento do cordão umbilical; primeira gestação com idade avançada; eclampsia; pré-eclampsia; insuficiência placentária;mãe diabética e/ou hipertensa.
A cesariana por ser um procedimento que isenta a dor do parto, presenteia a mãe na escolha da data e hora de estar com seu filho no colo, evita corre- corre; o bebê não sofreria o trauma do parto. Para o profissional a tranqüilidade de não deparar com possíveis complicações, o tempo que num parto normal levaria em média de 6 a 12 horas em uma cesariana nas condições normais não ultrapassaria mais de 1 hora. Poderíamos dizer: é unir o útil ao agradável,conveniente para ambos, predominando dessa forma cesarianas sem indicação.
Sabemos que o aumento abusivo do número de cesáreas é um fato mundial. O Brasil é um dos países que mais faz cesárea no mundo. A OMS adverte a cesariana pode fazer mal a saúde. No Brasil o aumento vai de 10 a 20% chegando em algumas regiões a 80%. Isso significa um número maior de procedimentos cirúrgicos desnecessários por ano, acarretando uma perda financeira, além de leitos ocupados diariamente nos hospitais.
Porque o parto normal indiscutivelmente é a melhor opção: Vamos começar com o índice de mortalidade do bebê, é cinco vezes menor se comparado aos da cesariana; a incidência de desconforto respiratório é bem menor nos bebês, porque a pressão que sofrem durante a passagem pelo canal vaginal sobre o tórax da criança, ajuda a expelir o líquido presente em seus pulmões; menos invasivo,acontece na hora certa em que a mãe e o filho estão preparados;as dores podem ser controladas com anestésicos que não influenciam nas contrações; se necessário faz-se episiotomia, que é um corte lateral aumentando a passagem facilitando a saída para o bebê; a mãe volta ao seu peso normal mais rapidamente;não há dor após o parto;a recuperação é rápida deixando a mãe tranqüila para manusear o bebê;favorece a lactação; cada parto fará que o trabalho de parto da próxima gestação seja mais fácil; e o relaxamento da musculatura pélvica não altera em nada o desempenho sexual.
È importante que a gestante durante seu período gestacional, no seu pré-natal converse com seu médico,com a equipe que lhe acompanha,troque idéias, tire suas dúvidas .
Se o médico lhe indicar cesariana, e ela não estiver convencida da necessidade, vá em busca de outro profissional, para ter outra opinião a respeito.
O parto Normal é, e sempre será o mais indicado e melhor em todos os aspectos, caso não seja possível precisamos estar cientes que a cesariana não é um insucesso é a resolução do problema.

Autora:Enfermeira Drª Maria Amélia da Costa Rech