terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Saúde e Bem Estar nas Ceias de Final de Ano

As festas de final de ano se aproximam, as pessoas buscam o reencontro com seus amigos e familiares. O amor o renascimento a união a confraternização, o dar o receber o compartilhar são os sentimentos mais forte e presente de cada ser humano, nesta época do ano

A vida de Jesus nos dá esse presente , em especial nesse dia o do seu renascimento;não é só do seu aniversário; mas sim, de todos nós.E para comemorarmos tanta felicidade,presenteamo-nos uns aos outros e fizemos ceias no Natal e Ano Novo, para nos reunirmos e confraternizarmos com todos aqueles que queremos bem. Isso é maravilhoso e devemos fazê-lo, mas sempre usando de bom senso, sem exageros, respeitando sempre o nosso organismo. Pessoas que são portadoras de diabetes, hipertensão, colesterol e...,não precisam abrir mão da ceia, no entanto ter cuidado especial com os alimentos que tenham alto teor de gordura animal, como o leitão o pernil,....Esses pratos são de difícil digestão e podem provocar distúrbios um exemplo comum é a diarréia .O limão e o abacaxi apresentam um pH ácido e são ótimos para serem usados pois colaboram para uma melhor digestão. As pessoas com idade um pouco mais avançada seria bem indicado a ingestão de saladas cruas antes de começarem a comer carnes;porque as saladas tem fibras e vão atuar como uma esponja na absorção da gordura animal, fazendo com que o efeito nocivo seja retardado ou mesmo evitado.As massas regadas de molho branco são demasiadamente gordurosas e os doces com recheios ou coberturas apresentam um taxa de açúcar e gorduras saturadas alta, aqui então a cautela merece especial atenção.Bebidas alcoólicas devem ser de uso moderado, a cerveja por exemplo é bom acompanhar um prato leve como a carne magra ou salada crua.Todos sabemos que o álcool é açúcar. A cerveja é bastante calórica e os destilados tem alto grau de álcool na sua concentração, ao contrário dos vinhos branco ou tinto que tem teor de álcool pequeno.

Estar em alerta ao ingerir cerveja “estupidamente gelada”estas poderão causar um aumento de pressão,arritmias cardíaca e pior se o indivíduo apresenta problemas circulatórios é possível ocorrer hipertensão arterial,insuficiência respiratória, angina...

Sempre é bom lembrar que o controle de determinados alimentos também é benéfico para a promoção do bem estar para outras disfunções do organismo.

Algumas dicas importantes que devemos lembrar sempre:

Procurar sentar-se ereto a mesa. Mastigar bem e vagarosamente os alimentos. Caminhar um pouco após ter se alimentado isto é ótimo na prevenção de azia. Fazer refeições pequenas e freqüentes. Evitar a ingestão abusiva de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Procurar fazer uso de roupas confortáveis e correta para o clima do dia.

Façam todos um bom proveito das ceias preparadas com tanto apreço e amor e degustem junto aos que tanto lhes querem bem. Sejam muito felizes com as bênçãos de Deus.

FELIZ NATAL!!! E UM PRÓSPERO ANO de 2011!!!!! Pleno de saúde, amor e prosperidade. São meus sinceros votos, a todos os leitores e familiares.

Autora: Enfª Drª. Maria Amélia da Costa Rech

sábado, 4 de dezembro de 2010

Intoxicação alimentar por Salmonella

Precisamos estar atento com a nossa alimentação,ela é prioridade para nosso bem estar.Devemos ter cautela com a qualidade ,prazo de validade, acondicionamento, manipulação e a temperatura do que vamos ingerir. A exposição a infecções por grupos de bactérias do gênero Salmonella é bastante presente,se não tomarmos cuidado A Salmonella é transmitida quando ingerimos alimentos contaminados com fezes de animais (não se percebe mudança tanto na aparência como no odor nos alimentos).Geralmente estão presentes nos ovos,leite,carne de galinha e gado, mariscos e em vegetais crus.O cozimento mata a bactéria, mas tão importante quanto, é as mãos de quem os manipula , devem estar sempre limpas, muito bem lavadas A Salmonella provoca diarréia, febre, dores abdominais e vômitos.Os sintomas surgem num período de 12 a 72 h após a infecção,e persiste de 0 a 7 dias ,a recuperação para a grande maioria é sem tratamento.Crianças e idosos tem maior propensão a ter diarréia mais severa porque a imunidade é mais baixa e nestes casos é necessário a hospitalização para evitar a desidratação.

Como preservar e conservar os alimentos

  1. Lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de manusear os alimentos.
  2. Qualquer ferimento nas mãos ou braço uso de luva e proteção do ferimento.
  3. Lavar os utensílios de cozinha após o uso com alimentos crus.
  4. Jamais deixar alimentos estragados junto com os de boa conservação.
  5. Manter coberto os alimentos, protegendo da poeira e insetos.
  6. Manter separado as Carnes cruas das que estão sendo preparadas ou já cozidas
  7. Lavar com água corrente as frutas e verduras cruas.
  8. Degelar completamente a carne de aves antes de levá-las ao fogo.
  9. A carne de gado, carneiro, peixe pode ser cozidas assim que retiradas do congelador.
  10. Para reaquecer uma comida,esta deve ser completamente reaquecida
  11. Requentar sempre somente a quantidade a ser ingerida.
  12. Tomar só leite pasteurizado.
  13. Não compre alimentos sem saber sua procedência ou conservação.
  14. As embalagens dos produtos industrializados devem estar sem ferrugem e em perfeito estado.
  15. Observar sempre a data de validade
  16. Alimentos perecíveis mantê-los em refrigeração. Consumir logo após seu preparo. Não reaproveite se houver sobra.
  17. Nunca congelar alimentos que já foram descongelados.
  18. Usar sempre água tratada, fervida ou filtrada para beber e para preparar as refeições.
Autora: Enfª Draª. Maria Amélia da Costa Rech

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Síndrome de Burnout

Em nosso país inexiste dados de incidência da Síndrome, há uma crescente procura de médicos e psicólogos por pessoas queixando-se de alguns sintomas, e que são típicos da Síndrome de Burnout.O pesquisador Freunderberger percebeu que havia um desgaste no humor, na motivação de indivíduos que trabalhavam com ele na área da saúde,no ano de 1974.Síndrome de Burnout é a união de burn, que significa queima e out exterior. Seria uma forma de estresse ocupacional, onde a pessoa desgasta-se tanto fisicamente como psicologicamente, acarretando um cansaço extremo e um comportamento agressivo e irritadiço. Sabemos que o problema sempre é relacionado ao trabalho. Importante dizer que a doença afeta pessoas sem antecedentes psicopatológicos .

A Síndrome vai de encontro a profissionais obrigados a manter contato próximo com outros indivíduos, que dos quais almeja-se um comportamento solidário com a causa alheia. Seriam os médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, policiais, recentemente inclui-se a esses profissionais ,os funcionários de companhias aéreas consideradas de alto risco no desenvolvimento da Síndrome .Por sofrerem desgastes intensos pela freqüência de atrasos nos horários dos vôos, tornando-os extremamente pressionados.
Áreas muito comprometidas além das já mencionadas podemos citar como estressantes , a engenharia vendas,executivos, donas de casa, finanças, religião.

Pessoas muito críticas, exigentes consigo mesmas e com os outros, que apresentam dificuldades de lidar com situações difíceis, são casos certos de alto risco .a doença..O perigo também esta nas casas com idealismo elevado, excesso de dedicação, perfecsionismo, rigidez. São pessoas que não medem esforços para alcançar seus objetivos e o da empresa que atuam.

Sintomas Emocionais: avaliação negativa do seu desempenho, fracasso, esgotamento, baixa auto estima.
Sintomas Físicos: cansaço, dores de cabeça, insônia, úlceras digestivas, hipertenção arterial, arritmias, taquicardia, perda de peso, dores musculares, alergias e lapso de memória . Sintomas Comportamentais: aumento de consumo de café, álcool, medicações, queda no rendimento, impaciência impotência,dificuldade de concentração, depressão, vontade de abandonar o trabalho, agressividade.
É necessário salientar que a Síndrome de Burnout não pode ser confundida com estresse ou depressão. O que há em comum é a disforia e o desanimo.

O ambiente de trabalho e as condições são importantes para que a Síndrome se desenvolva, mas a sua manifestação depende muito mais da reação de cada um, frente ao problema e o intenso sofrimento psíquico que consequentemente acarretam sintomas físicos.

Tratamento: é psicoterapêutico, mas em alguns casos usa-se ansiolíticos ou antidepressivos, para diminuir a ansiedade e a tensão. A terapia vai buscar o alívio das dificuldades, repensar nas atitudes relativas a profissão, objetivo de vida, auto estima,e buscar sua aceitação.

Autora:Enfª.Drª.Maria Amélia da Costa Rech

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Combate Contra a AIDS

No dia 1º de Dezembro é comemorado o Dia Mundial De Luta Contra a AIDS. A Assembléia Mundial de Saúde,j untamente com o apoio da Organização das Nações Unidas escolheram esta data comemorativa,isso se passou no ano de 1987.

Esta data mobilizou no mundo milhões de pessoas na luta contra o vírus HIV. As pessoas viram a necessidade de prevenir, fazer campanhas se solidarizando com os soropositivos, mostrando a sociedade que o mais difícil de ser combatido não era a doença e sim o preconceito sobre ela.

O Brasil começou esse trabalho de mobilização no ano de 1988 por decisão do Ministério da Saúde e de lá não mais parou. Este ano de 2010 a campanha traz como público alvo os jovens com idade entre 15 a 24 anos. Foi levado em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não jovens; e também o alto índice ( 40% ) dos jovens declararam não fazer uso do preservativo em todas as suas relações sexuais.O tema deste ano é “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS” Fazem o uso do tag : #somosiguais .

A AIDS não tem preconceito. Você também não deve ter.

ASSIM PEGA/ ASSIM NÃO PEGA

ASSIM PEGA a) Sexo sem camisinha (oral ,vaginal e anal) b) Compartilhamento de seringas e agulhas c)A mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gestação, o parto e a amamentação

ASSIM NÃO PEGA a)Aperto de mão ou abraço b)Pelo ar c)Piscinas e banheiros d)Doação de sangue e)Compartilhar talheres e copos f)Suor e lágrima g)Sexo com camisinha h)Beijo na boca i)Masturbação a dois

Fonte: http://www.todoscontraopreconceito.com.br/

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

#somosiguais

#somosiguais