terça-feira, 26 de abril de 2011

Tracoma

Também chamado de oftalmia egípcia e conjuntivite granular, é uma doença inflamatória que atinge os olhos causada por uma bactéria gram negativa do soro variedades A, B, Ba e C;a Chlamydia trachomatis. Seu início é lento ou súbito. Dependendo, se não medicada pode persistir por vários anos. O período de incubação varia de 5 a 7 dias. Podem ocorrer infecções repetidas, causarem cicatrizes na conjuntiva palpebral superior. Os sintomas iniciais são: fotofobia, blefaropasmo, lacrimeja mento e sensação de areia nos olhos, as vezes com secreção; conjuntivite; opacidade da córnea. Pode acontecer de haver grande quantidade de secreção e também inflamação das pálpebras. No caso de se tornar crônica desenvolve edema nas pálpebras e erosão; formação de cicatriz e vascularização da córnea. As pálpebras se afastam dos olhos apresentando eversão, pode causar cegueira. Sua transmissão acontece de forma direta, pessoa a pessoa ou indiretamente através de objetos contaminados (toalhas, lenços, fronhas) e continua a transmissão enquanto houver lesões ativas nas conjuntivas, as quais podem durar anos. A conjuntivite folicular, folículos sub-epiteliais; vascularização e fibrose da córnea; contratura das pálpebras e eversão palpebral são alguns sinais.

A eritromicina associada a antibióticos tópicos são de grande valia para o tratamento, quando este é feito de forma precoce ,resulta em recuperação completa. Podem ocorrer complicações como opacidade da córnea, cegueira , cicatrizes e contraturas das pálpebras. É inevitável que seja marcado médico para avaliação, se o indivíduo viajou para alguma região endêmica para o tracoma e tenha contraído conjuntivite tempos após.Os locais onde haja super população e as condições sanitárias são insatisfatórias, inevitavelmente ocorrerá maior incidência da doença. Ao contrário se houver conhecimento e as condições sanitárias forem boas, irá refletir na redução da doença bem como na sua disseminação e incidência. Esta ocorrendo um número bem menor de casos de tracoma nos últimos anos, embora o agravo continue principalmente nas populações carentes de todas as regiões do país, incluindo as grandes metrópoles.

E importante que se faça busca ativa dos casos existentes e visita em domicílio dos contatos, adotando medidas controladoras á propagação das formas inflamatórias, evitando sua evolução, ex: a cegueira. Não é uma doença notificável compulsória, mas sim uma doença sob vigilância epidemiológica recomendável a realização de registros de casos detectados, tratados, permitindo a informação das ações de controle. Medidas de controle: quanto a infecção: diagnóstico e tratamento individual em massa; busca ativa em escolas, casas, na família.Planejar ações educativas de comunicação em massa para divulgação e prevenção da doença, como lavagem direta do rosto, o uso correto da medicação, prazos de tratamento e das consultas clínicas.Desenvolver medidas de melhorias na habitação, saneamento básico, ampliação e acesso ao abastecimento de água.

Autora: EnfªDrª Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: