sábado, 28 de maio de 2011

Obesidade

É um aumento de peso causado pelo acúmulo de gordura no organismo. Esta gordura pode se concentrar no tecido subcutâneo ou dentro do organismo, que é a mais perigosa (gordura visceral). É a conseqüência do balanço energético positivo que causarão sérios problemas a saúde, com a perda não somente na qualidade como na quantidade de vida. Os fatores que são responsáveis para o surgimento e a sua manutenção podem ser:genéticos, alimentares, emocionais, culturais, sociais, comportamentais, problemas endócrinos, redução de atividade física,como também hábitos compulsivos.

A vida moderna infelizmente é uma das vilãs, curto espaço de tempo para as refeições a distancia das residências é um dos grandes motivos para um grande número de pessoas fazerem suas refeições fora de casa. Isso fez com que houvesse um crescimento na oferta de refeições rápidas , poderíamos citar os fast-food.

Mudanças na distancia para chegar ao local do trabalho, as formas de deslocamento seja através de transporte próprio, ônibus, vans, caronas, acabam por impedir aquela antiga caminhada até o serviço.Podemos citar com propriedade que os equipamentos domésticos como o computador são responsáveis pelo grande número de sedentários, a televisão hoje propicia grande variedade de canais, tornando-se mais interessante e convidativa e bastante utilizada o que vem acrescentar ainda mais o abandono o desinteresse na busca de uma recreação externa , em contato com a natureza, que sem dúvida é bem mais saudável. Podemos citar aqui aquele futebol no campinho onde havia diálogo , influência de vários amigos, ir ao clube dançar, nadar,permitindo a presença do movimento corporal levando a um gasto de energia, exercitar-se,andar de bicicleta.

O conforto para das dona de casa com o uso da máquina de lavar roupa ao invés de ter que esfregar, lavar manualmente é outra causa a ser citada.

A obesidade é responsável por doenças cardiovasculares, diabetes, câncer no aparelho digestivo, próstata, útero e mama, comprometimento nas articulações, cálculos biliares, alterações menstruais, apnéia do sono e assim por diante...

Há maneiras para se ter um peso saudável e consequentemente uma saúde saudável. O segredo é levar uma vida ativa; modificar os hábitos alimentares; realizar atividade física, procurar incluir na sua alimentação, a ingestão de frutas, verduras, legumes. Consumir o feijão pelo menos 4 vezes por semana., podendo substituir pela lentilha, grão de bico, ervilha.

Evitar alimentos gordurosos, frituras; retirar sempre as gorduras das carnes e a pele do frango.O doce sempre com moderação. Fazer 6 refeições ao dia , o café da manhã, o lanche ,o almoço, lanche da tarde, o jantar e antes de deitar um chá ou um copo de leite. Abolir os refrigerantes, substituí-los por sucos naturais, comer devagar e mastigar bem os alimentos. Jamais coma diante da televisão; procure sentar-se a mesa confortavelmente, fazer atividade física todos os dias; trocar o uso do elevador pelas escadas é muito interessante.

O tratamento para o sobrepeso não é simples porque mais complicado do que emagrecer é a manutenção do peso depois. Por isso o importante é mudar os hábitos alimentares com uma reeducação alimentar. Isso se consegue através de um médico especialista ou de uma boa nutricionista.

Dietas milagrosas somente proporcionarão o efeito sanfona que é o engorda, emagrece. E pior com certeza não será uma dieta balanceada e poderá vir á causar danos à sua saúde.

Pratique esporte, respeitando sempre seus limites. Busque apoio psicológico para aliviar a ansiedade. Manter sempre acompanhamento médico .ou do seu nutricionista.

Autora: EnfªDrª Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: