quarta-feira, 21 de abril de 2010

Autismo

Autismo é uma alteração cerebral que leva há problemas de desenvolvimento proporcional, alterações na linguagem, no comportamento e na interação social. Há crianças que apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intacto. Manifesta-se antes dos três anos de idade, é bem comum no sexo masculino. Não apresentam deficiência física e na sua maioria parecem igual a qualquer outra que não tem autismo.

As causas são desconhecidas, mas existem alguns sintomas, como problemas cromossômicos, gênicos, metabólicos e doenças transmitidas, adquiridas durante a gestação, durante ou após o parto, e fatores ambientais, no caso, contaminação por mercúrio.

Como características comuns, o autista ignora o que acontece com os outros; parece surdo; não explora o ambiente, limita-se a poucas coisas; costuma balançar as mãos ou o corpo; é geralmente agressivo; não olha nos olhos; gosta de girar objetos; resiste ao aprendizado; se auto agride; não faz amigos; não expressa emoção; hiperativo; inércia na adolescência; destrutivo; gosta da rotina; os que falam normal apresentam dificuldade em iniciar ou manter uma conversa; alimentam-se exageradamente,como comportamento ritualístico;não gostam de mudanças, ficam nervosos. Na vida adulta somente 10% trabalham e se cuidam. Dificilmente mentem amigos, eventualmente tem filhos e até se casam.

Os com QI menor que 60 se tornarão dependentes, e os que tem QI superior e a fala é aceitável, terão 50% de chance de ter bom desempenho social.

O autismo não tem cura, mas o tratamento inclui escolas especializadas e apoio dos professores e dos pais.
Medicamentos são usados, mas estes somente atenuam os sintomas deixando-os mais tranqüilos.
Podemos fazer com que o autista acredite que tem potencial para aprender; saber que ele vê o mundo de forma diferente, mas vive neste mundo, com todas as pessoas,apenas ele tem dificuldades de entender e compreender o que acontece a sua volta; criar programa educacional onde as dificuldades sejam ultrapassadas para haver relacionamento com outras pessoas e consequentemente aprender; ajuda-lo a mostrar e compreender seus sentimentos; falar claramente e usar frases curtas; dar muito carinho e amor;fazer uso de imagens para ajuda-lo a entender; elaborar o dia usando fotos, desenhos, horários;se há algum objeto que deixe o autista tranqüilo, coloque sempre por perto dele, incentive-o a descobrir e desenvolver coisas diferentes,bem como o seu pensamento imaginativo. Há no Brasil várias entidades que se dedicam a causa do autista , a pioneira é a AMA ( Associação de Amigos do Autista), que foi criada em 1983 por pais de pessoas autistas

Nenhum comentário: