sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Síndrome de Burnout

Em nosso país inexiste dados de incidência da Síndrome, há uma crescente procura de médicos e psicólogos por pessoas queixando-se de alguns sintomas, e que são típicos da Síndrome de Burnout.O pesquisador Freunderberger percebeu que havia um desgaste no humor, na motivação de indivíduos que trabalhavam com ele na área da saúde,no ano de 1974.Síndrome de Burnout é a união de burn, que significa queima e out exterior. Seria uma forma de estresse ocupacional, onde a pessoa desgasta-se tanto fisicamente como psicologicamente, acarretando um cansaço extremo e um comportamento agressivo e irritadiço. Sabemos que o problema sempre é relacionado ao trabalho. Importante dizer que a doença afeta pessoas sem antecedentes psicopatológicos .

A Síndrome vai de encontro a profissionais obrigados a manter contato próximo com outros indivíduos, que dos quais almeja-se um comportamento solidário com a causa alheia. Seriam os médicos, enfermeiros, psicólogos, professores, policiais, recentemente inclui-se a esses profissionais ,os funcionários de companhias aéreas consideradas de alto risco no desenvolvimento da Síndrome .Por sofrerem desgastes intensos pela freqüência de atrasos nos horários dos vôos, tornando-os extremamente pressionados.
Áreas muito comprometidas além das já mencionadas podemos citar como estressantes , a engenharia vendas,executivos, donas de casa, finanças, religião.

Pessoas muito críticas, exigentes consigo mesmas e com os outros, que apresentam dificuldades de lidar com situações difíceis, são casos certos de alto risco .a doença..O perigo também esta nas casas com idealismo elevado, excesso de dedicação, perfecsionismo, rigidez. São pessoas que não medem esforços para alcançar seus objetivos e o da empresa que atuam.

Sintomas Emocionais: avaliação negativa do seu desempenho, fracasso, esgotamento, baixa auto estima.
Sintomas Físicos: cansaço, dores de cabeça, insônia, úlceras digestivas, hipertenção arterial, arritmias, taquicardia, perda de peso, dores musculares, alergias e lapso de memória . Sintomas Comportamentais: aumento de consumo de café, álcool, medicações, queda no rendimento, impaciência impotência,dificuldade de concentração, depressão, vontade de abandonar o trabalho, agressividade.
É necessário salientar que a Síndrome de Burnout não pode ser confundida com estresse ou depressão. O que há em comum é a disforia e o desanimo.

O ambiente de trabalho e as condições são importantes para que a Síndrome se desenvolva, mas a sua manifestação depende muito mais da reação de cada um, frente ao problema e o intenso sofrimento psíquico que consequentemente acarretam sintomas físicos.

Tratamento: é psicoterapêutico, mas em alguns casos usa-se ansiolíticos ou antidepressivos, para diminuir a ansiedade e a tensão. A terapia vai buscar o alívio das dificuldades, repensar nas atitudes relativas a profissão, objetivo de vida, auto estima,e buscar sua aceitação.

Autora:Enfª.Drª.Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: