quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Combate Contra a AIDS

No dia 1º de Dezembro é comemorado o Dia Mundial De Luta Contra a AIDS. A Assembléia Mundial de Saúde,j untamente com o apoio da Organização das Nações Unidas escolheram esta data comemorativa,isso se passou no ano de 1987.

Esta data mobilizou no mundo milhões de pessoas na luta contra o vírus HIV. As pessoas viram a necessidade de prevenir, fazer campanhas se solidarizando com os soropositivos, mostrando a sociedade que o mais difícil de ser combatido não era a doença e sim o preconceito sobre ela.

O Brasil começou esse trabalho de mobilização no ano de 1988 por decisão do Ministério da Saúde e de lá não mais parou. Este ano de 2010 a campanha traz como público alvo os jovens com idade entre 15 a 24 anos. Foi levado em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não jovens; e também o alto índice ( 40% ) dos jovens declararam não fazer uso do preservativo em todas as suas relações sexuais.O tema deste ano é “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS” Fazem o uso do tag : #somosiguais .

A AIDS não tem preconceito. Você também não deve ter.

ASSIM PEGA/ ASSIM NÃO PEGA

ASSIM PEGA a) Sexo sem camisinha (oral ,vaginal e anal) b) Compartilhamento de seringas e agulhas c)A mãe infectada pode passar o HIV para o filho durante a gestação, o parto e a amamentação

ASSIM NÃO PEGA a)Aperto de mão ou abraço b)Pelo ar c)Piscinas e banheiros d)Doação de sangue e)Compartilhar talheres e copos f)Suor e lágrima g)Sexo com camisinha h)Beijo na boca i)Masturbação a dois

Fonte: http://www.todoscontraopreconceito.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Duas dúvidas:
Como a AIDS é transmitida pela troca de fluidos corpóreos e que teste de AIDS podem ser feitos pela saliva:
1) Beijo na boca não pega ?
2) Transfusão de sangue não pega ?

Se puder me responder, @eduardonegr (twitter).

MARIA AMÉLIA DA COSTA RECH disse...

Buscarei elucidar aqui suas dúvidas,e digo o porque, talvez outras pessoas tenham as mesmas dúvidas.
O vírus HIV não é transmitido pelo beijo na boca, porque se a pessoa tiver o vírus, a quantidade existente na saliva é muito pequena ,e a saliva tem várias enzimas que protegem a boca de uma casual contaminação.
Vai haver perigo de contaminação se as duas pessoas,(que estão se beijando) não fazem higiene oral e esteja com sangramentos frequentes na gengiva.
Com a boca higienizada e fazendo controle com o odontologista,o risco inexiste.

Quanto a transfusão de sangue só vai haver risco de infecção se o sangue estiver contaminado.
Doação de sangue não tem risco de contaminação, porque tudo que é usado é descartável.e estéril.

Compartilhar a mesma seringa e agulha com outras pessoas. e também materiais cortantes e ou perfurantes. São atitudes levianas de alto risco de transmissão e/ou contaminação pelo HIV.

O risco também ocorre quando o sêmem ou fluído vaginal infectado, entra em contato com a mucosa da vagina ,pênis ou reto.

Lembrando : Saliva ,suor, lágrima , beijo na boca, banheiro, picada de inseto,tosse, espirro,doação de sangue,pelo ar, não proporcionará perigo de contaminação.
Espero ter sido útil e conseguido elucidar suas dúvidas.
Obrigada!
Enfª Amélia