domingo, 23 de janeiro de 2011

Menopausa e Climatério

A grande maioria crê ser a menopausa e o climatério sinônimos, mas não é bem assim. O climatério inicia-se de 2 a 4 anos antes de acontecer a menopausa.Nele se inicia a redução da produção de hormônios : estrógeno e progesterona, fazendo com que o ciclo menstrual se torne irregular. Umas mais escassas ou hemorrágicas, outras com uma maior ou menor freqüência, até ocorrer o final do período fértil da mulher, cessando totalmente a menstruação e então sim dizemos que estamos na menopausa; acontecendo em média quando a mulher atinge 45 a 55 anos. Essa cessação do ciclo menstrual pela parada total da produção de hormônios pelos ovários, deve ser observada por um período de um ano seguido, sem que nenhuma outra causa fisiológica ou biológica tenha ocorrido.

A menopausa e o climatério não são doenças , é sim processos biológicos natural na mulher e que variam muito dependendo do estilo de vida que leva,bem como dos fatores genéticos. A mulher que faz uso do cigarro pode ter sua menopausa antecipada pelo menos por 2 anos,comparando com as não fumantes.

Alguns sintomas surgem ,como: ondas de calor,que as vezes associa-se a suores intensos ,com palpitações e tonturas;irritabilidade;depressão;secura vaginal acompanhado às vezes de prurido causando dor e desconforto durante o ato sexual; perda de elasticidade da pele, afetando a região da face e pescoço; ossos se tornam mais porosos e frágeis ( osteoporose) levando ao risco de fraturas e problemas de coluna; as gorduras depositam-se nas paredes das artérias levando a problemas cardiovasculares; a distribuição de gordura ocorre mais na região do abdômen ; diminuição da atenção e memória. Esses sintomas todos são pela falta do hormônio estrógeno.

Há tratamento, e este vai ocasionar uma melhor qualidade de vida. O tipo de tratamento seu médico indicará. Se através de medicamentos para reduzir os sintomas ou através de reposição hormonal. A reposição hormonal é feita pela via trans-dérmica, espécie de adesivo que é colocado na pele uma a duas vezes por semana. Vem também como cremes, aerossóis, mas estes devem ser usados diariamente. Em forma de implantes colocados sob a pele e duram 6 meses. Podem ser também administrados por via oral e intramuscular, mas esses são bem menos usados.

Cuidados que precisamos ter para ter uma vida melhor nessa fase: Evite fumo e álcool; faça caminhadas; planeje sua alimentação ,procurando ingerir hortaliças, frutas,grãos(feijão,lentilha,soja); sementes de linhaça, alimentos que contenham cálcio(leite,queijo branco,iogurte desnatado, soja); ingira líquidos ao longo do dia; use roupas leves e procure ambientes ventilados; não consuma alimentos gordurosos,sal e açúcar; reserve momentos para relaxar; realize exames médicos de rotina( controle de pressão, glicemia,colesterol, triglicerídeos).

Autora:EnfªDrªMaria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: