domingo, 23 de janeiro de 2011

Os Cabelos Brancos de um País Jovem

Em nosso país o número de idosos tem aumentado de forma acentuada, isto em decorrência da diminuição das taxas de fecundidade e mortalidade principalmente.
O envelhecimento é vital ,é um processo natural, é irreversível.Não tem seu início num tempo determinado tal como aos 60 ou 80 anos, mas sim é um processo cujo princípio se dá no momento do primeiro sinal de vida do ser humano.

É um processo fisiológico e não está necessariamente ligado a idade cronológica. O envelhecer implica em mudanças que desafiam o bem estar físico, mental e social
Nas sociedades tradicionais, o idoso era extremamente valorizado e considerado, pelas suas lembranças, cultura, história e sabedoria. Hoje a sociedade prega o descaso, o desprezo, os excluem pois os julgam improdutivos. Em função disso, ele passa a sofrer preconceitos quanto as suas funções e a sua independência;são excluídos da sociedade e consequentemente das perdas afetivas que infelizmente partem na maioria das vezes, de seus próprios familiares,que os considera um estorvo dentro do lar, colocando-os em asilos ou casas de repouso, como uma solução mais rápida.

Sabemos que um grande número chegam aos 65 anos ou mais...,e nem por isso deixaram de ser úteis, participativos, independentes e saudáveis. Precisam e merecem ser tratados como cidadãos, onde sejam respeitados, valorizados em suas idéias e jeito de ser; bem como na riqueza existente pela longa experiência que são os conhecimentos dado pela vivência na prática do seu dia a dia.Precisamos ter o nosso idoso junto de nós e proporcionar a ele qualidade de vida através de uma alimentação saudável, exercícios físicos, espaço para lazer, bom relacionamento familiar, mantê-lo ativo,respeitá-lo e deixá-lo livre para nos mostrar toda aquela sabedoria que tem dentro dele. Assim manterá sua auto estima, e seu valor como ser humano que é. A saúde estará presente e o manterá independente.Quanto maior for o nosso cuidado com esta parcela da população, maiores serão os frutos colhidos para ela. Além do que estarmos preservando para as futuras gerações uma grande bagagem de vivência e história de vida acumulados em forma de lembrança, durante o caminho percorrido, e desta forma sermos felizes e seguros que o nosso futuro seja pleno de respeito, consideração, alegria, amor e amizade, pois desde que exista prazer em viver, qualquer idade é boa, mesmo se você for um ser humano agraciado a ter uma looonga...permanência nesse mundo maravilhoso.

Autora:Enfª DrªMaria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: