domingo, 30 de janeiro de 2011

Por quê Dr.?

Historicamente sabemos que advogados e médicos foram os primeiros a receberem e utilizarem o título de doutor após sua formação acadêmica independente de fazerem seu doutorado, isto permanece até os dias de hoje. Com o surgimento e o progresso de outros profissionais com ensino superior, o hábito se estendeu também aos enfermeiros, engenheiros, psicólogos, quase todos que concluem uma Universidade, num país onde isso é privilégio de menos de 5% da população.
No ambiente hospitalar comumente deparamos com pacientes chamando de “doutores” os profissionais que demonstram conhecimento técnico, autonomia, segurança e um atendimento diferenciado. Possivelmente por isso que alguns enfermeiros já acostumados a serem assim intitulados, começaram a requerer o direito de utilização do título e o COFEN, após alguns anos de discussões entendeu pertinente a elaboração e publicação de uma resolução que autoriza o enfermeiro a utilizar o termo doutor. O conselho defende sim a denominação de doutor para seus profissionais graduados, porque considera esse tratamento legítimo à luz dos precedentes conhecidos e da definição do Dicionário Aurélio, segundo o qual, também é tratada desta forma aquele que se forma numa Universidade.
A enfermagem é uma categoria profissional com uma história recente e ascendente, não apenas no número de profissionais mas pelo aprimoramento técnico-científico, o que propiciou aos enfermeiros uma maior atuação direta na assistência ao cliente; participação na organização das instituições de saúde e até mesmo em contribuições relevantes na política de saúde. O que promoveu uma mudança na percepção e valorização dos profissionais enfermeiros, que antes era de submissão e resignação visto por alguns, apenas para servir ao paciente e ao médico.
É importante lembrar que o título de doutor não modifica a capacidade de trabalho ou a importância do profissional que é e deve ser reconhecido pela sua postura e atuação diária e contínua. A utilização deste termo não desmerece outras categorias profissionais, apenas garante uma diferenciação, que não fere nenhuma normatização legal ou ética de outra profissão. Com a resolução do COFEN nº276/01 o profissional enfermeiro apenas legalizou uma prática que tem sido questionada e criticada por outros profissionais, sem que sequer tenham argumentos legais que impeçam os enfermeiros de utilizarem o título. Porém é importante que fique claro que há liberdade de escolha do profissional de usar ou não o título de doutor. Texto escrito pela Drª.Claudenice Valente da Silva, enfermeira graduada péla Universidade federal do Mato Grosso do Sul, conselheira-secretária do Conselho Regional de enfermagem de Mato Grosso do Sul e Responsável Técnica pela Associação Beneficente de Campo Grande.

Publicado no J.B.News em Abril de 2005

Nenhum comentário: