domingo, 23 de janeiro de 2011

Dermatoses de verão

Juntamente com as férias, festas de final de ano , carnaval, não poderia faltar a estação do ano tão aguardada dessa época o verão. A chegada do verão nos beneficia com belos dias ensolarados e céu azul, uma temperatura propícia para usufruir das praias , piscinas, rios , enfim....,tudo é maravilhoso mas precisamos tomar alguns cuidados em relação a nossa pele. Será que somente o sol e o calor são os grandes vilões de nossa cútis? Acredito que a resposta seja talvez, vai depender apenas de cada um de nós e dos cuidados que teremos.

A pele mais clara tem uma quantidade de melanina menor assim sendo essas pessoas apresentam uma proteção menor ao sol e são mais vulneráveis a uma incidência maior de doenças pela exposição. Queimaduras e outras afecções podem ocorrer devido a uma exposição solar inadequada.

Os raios ultravioletas “B” são os maiores responsáveis pelas doenças graves que são carcinoma espino e basocelular, melanomas,lúpus eritematosos,acne rosácea, herpes simples, fato dermatoses genéticas e metabólicas como albinismo, o xeroderma pigmentoso e o vitiligo.

Os raios ultravioletas “A” também são grandes adversários de uma pele sadia, são os causadores de doenças como: fotodermatoses exógenas medicamentosas, cosméticas e vegetais; fotodermatoses metabólicas como a porfiria e de fotodermatoses idiopáticas como a urticária solar, a erupção polimorfa a luz, a lucite estival benigna, a hydroa vacciniforme a fotossensibilização persistente.

O calor é um terrível inimigo da pele quer seja na indução de doenças causadoras pelo excesso de transpiração, como a miliária (muito comum em crianças e conhecida como “brotoeja”), a desidrose ( doença que afeta mãos e pés das pessoas e que são confundidos como sendo causadas pelo ácido úrico);micoses do couro cabeludo (porfiria) ;da virilha ( tinha cruris); dos pés ( tinha pedis); do corpo( tinha colpis) e de micoses habituais dessa época mais quente, as candidíases genitais e ungueais e a pitiríase versicolor na face e no pescoço, tórax e nos membros superiores.

Como podemos evitar e quais os principais cuidados:
a)Proteção física como uso de bonés, camisetas ( lembrando que as molhadas e de cor branca deixam transpor os raios UV).
b)Uso de guarda-sol dando-se preferência sempre aos de algodão porque os de plástico deixam transpor quase que metade dos raios UV.
c)Evitar ficar posicionado onde há o reflexo da luz solar, freqüentes em pisos vitrificados e em lâminas de água.
d) Fazer uso diário de filtro solar com proteção tanto para UVB e UVA.
e) Escolher corretamente o seu filtro solar, em forma de creme (são os que facilmente recobrem uniformemente a pele),os em spray, gel ou loção ( são mais indicados para peles oleosas e os que transpiram em excesso).
f)Escolher corretamente o fator de proteção solar adequado para cada tipo de pele e reaplicar sempre que tiver contato com a água.
g)Se houver presença de infecções fringicas e bacterianas deve-se evitar o calor excessivo, procurar lugares ventilados e utilizar medicações profiláticas( sabonetes anticépticos).

Com esses cuidados estaremos dificultando e prevenindo prováveis males a nossa pele.


Autora: Enfª Drª Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: