domingo, 23 de janeiro de 2011

Gravidez na Adolescência

A gravidez na adolescência é um fato real e que vem aumentando significativamente nos últimos anos. Está relacionada à sexualidade, e com conseqüências sérias para a vida dos adolescentes envolvidos, dos seus filhos que nascerão e de suas famílias.

Existem alguns fatores que poderia citar como favoráveis a isso: o aumento no número de adolescentes tornando mais evidente o fenômeno da gravidez; a taxa de fecundidade das mulheres mais velhas estarem diminuindo, mais do que as jovens, fazendo com que a proporção de filhos de mulheres mais jovens seja maiores que no passado;acesso ao sistema de saúde das classes populares vir aumentando tornando mais evidente a gravidez nessa faixa da população.

A adolescência é um período de mudanças físicas, emocionais, por vezes conflitiva, devido as transformações corporais marcando período importante no ciclo existencial da pessoa.

Na puberdade começa haver para jovens de ambos os sexos, um intenso interesse nas diferentes formas de relacionamento entre pessoas. O comportamento sexual vai desde O “Ficar” até o namorar. O “Ficar” é um contrato informal mútuo de companhia onde os jovens “Ficam” juntos durante um determinado tempo, trocando experiências, aprendendo princípios mais simples da convivência e da afetividade. Pode ser apenas uma conversa, mas quase sempre ocorre troca de carícias podendo até chegar a uma relação sexual. O “Ficar”significa falta de compromisso de continuar um relacionamento. No namoro a fidelidade é importante, estabelece uma relação verdadeira com o parceiro sexual. O adolescente impulsionado pelos seus instintos, juntamente com as necessidades de provar a si mesmo a sua virilidade e querer conquistar a outra pessoa, contraria as normas tradicionais da sociedade e os aconselhamentos familiares e inicia a sua sexualidade. Isso ocorre de forma eventual sem a utilização de anticonceptivos. Perante a família não assumem sua sexualidade, nem a posse de anticoncepcional, por isso não usa métodos, ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha,...), porque estes não deixam rastros, pois denunciaria uma vida sexual ativa.

O diálogo com os pais é inexistente, às vezes pela própria falta de informação dos mesmos, a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis, com o uso de preservativo não acontece, às vezes por vergonha de adquiri-lo, por desconhecimento e até por não saber o modo correto de utilizar.
Uma vez constatada a gravidez, se a família da adolescente aceitar com respeito e harmonia, esta gravidez terá probabilidade de ser levada a termo sem maiores transtornos; se ao contrário, houver rejeição, punição, conflitos de relacionamentos, poderá ocorrer o risco da adolescente se sentir só, amedrontada em assumir esta responsabilidade sozinha e então querer abortar, sair de casa ou tomar outro tipo de atitude que poderá vir a ter resultados desfavoráveis. O bem estar afetivo da adolescente grávida é muito importante para o desenvolvimento da gravidez e do bem estar do bebê. O pré- natal é importantíssimo tanto para a futura mamãe quanto para o neném, e deve ter seu início o mais breve possível, pois desta forma a chance de riscos é reduzida.

No pré-natal além de ter o acompanhamento do desenvolvimento da criança a adolescente terá informações sobre todas as suas dúvidas. Exames a realizar, alteração do seu corpo, imunização, alimentação adequada, sintomas e como amenizar, os tipos de parto, cuidados com a mama, orientação da importância do amamentar e como fazê-lo adequadamente, cuidados com seu bebê e outras mais, que são necessárias para levar avante uma gestação saudável , pós parto adequado e segurança no manuseio do neném.


Autora:Enfª.Drª. Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: