domingo, 30 de janeiro de 2011

Enurese

Denominamos enurese, quando o controle urinário é inexistente, não importando o sexo; acontece durante o dia denominamos enurese diurna, ou durante a noite, enurese noturna ,ou ainda quando acontece nos dois períodos simultaneamente. É a emissão da urina repetidamente, na cama, na roupa, isso ocorre na sua grande maioria de forma involuntária o que não nos deixa descartar casos intencionais.

A idade para considerar se uma pessoa apresenta incontinência urinária, é quando casos acontecem mais de três vezes no mesmo mês ou mais ainda, na mesma semana. É a partir dos cinco anos de idade que precisamos ficar atentos, portanto são suscetíveis, as crianças, os jovens, jovens adolescentes e até mesmo os adultos.

Quanto a freqüência podemos dizer que a noturna é bem maior que a diurna. Pessoas acometidas,evitam passar a noite fora de seus lares,sua auto estima é muito baixa pelo fato de acharem que são os únicos a passarem por esse problema, sentem vergonha, relacionam-se pouco. Apresenta sério problema de concentração, isso acarretado pelas noites mal dormidas, pois precisam por várias vezes levantar para trocar os lençóis, pijamas, camisolas que estão molhados.

A dificuldade de concentração é uma forte aliada quando precisamos dizer que o aprendizado também fica tremendamente prejudicado ,tornando esse indivíduo cada vez mais isolado, interiorizado e temente ao erro na frente dos colegas ou amigos.

A proporção entre homens e mulheres enurético é de 2 por 1. Pode ser de origem hereditária ou emocional. A chance de um filho de pai enurético se tornar um, é de 40%, já se ambos os pais forem o índice passa para até 80%. Causas que contribuem: atraso da maturidade esfincteriana vesical; produção insatisfatória de hormônios; uso de antidiuréticos no período noturno; problemas orgânicos.

No que se refere ao emocional poderíamos citar uma separação importante, como a morte de alguém muito próximo; nascimento de um irmãozinho; divorcio dos pais; encontro com alguém desconhecido; uma prova na escola; e com certeza muitos outros,pois para cada um ,cada caso é um caso diferente e importante.

Tratamento,existe e é muito eficaz, o sucesso vem da forma como manipular essa pessoa e ter um profissional médico e um psicólogo de confiança para o caso da necessidade de medicamentos terapêuticos e ajuda emocional.É importante que a criança sinta-se motivada, segura, seja tratada com atenção, carinho e muita paciência. Recompensar sempre pelo esforço e nunca usar de maus tratos ou castigos; criar o hábito de sempre esvaziar a bexiga antes de dormir e planejar alguns horários durante o dia, como urinar antes da sesta, depois ou antes do lanche, antes do passeio, antes do banho; nunca falar sobre o assunto na frente de outras pessoas; não fazer uso de fraldas isso funcionaria como um retrocesso para a criança.

Autora: Enfª Drª Maria Amélia da Costa Rech

Postado por MARIA AMÉLIA DA COSTA RECH às Quinta-feira, Outubro 14, 2010 0 comentários Enviar por e-mail BlogThis! Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Compartilhar no Google Buzz Links para esta postagem

Nenhum comentário: