domingo, 6 de março de 2011

Leishmaniose Tegumentar Americana

Também é conhecida como ferida brava.
É causada p
or um micróbio chamado de leishmania transmitida por um mosquito pequeno denominado flebótomo.
O flebótomo é chamado e conhecido por vários nomes: palha, asa branca, asa dura, ligeirinho, entre outros. Seu local preferido são os locais escuros, úmidos, onde há muitas plantas, a vegetação é ótima para sua criação. Seu vôo é baixo, saltitante e chega atingir 200 metros de onde se cria e acontece ao anoitecer, em algumas regiões pode ocorrer pela manhã e à tarde.
A doença acontece entre os animais das florestas (rato do mato, gambá, preguiça, cachorro sadio e doente)sendo transmitida pela picada do mosquito.
O cão e o homem fazem parte do ciclo, quando são picados por estes flebótomos. Não ocorre a transmissão de pessoa para pessoa. Após a picada do mosquito o “micróbio” penetra em alguma célula do corpo e a partir disso vai multiplicando-se e atingindo novas células.
Passado 2 a 3 meses uma lesão pequena surge que vai aumentando até formar a úlcera. A úlcera é arredondada, de bordas elevadas, profundas, com coloração vermelho vivo e presença de pus. Ao redor fica avermelhado.
Pode ter crostas e freqüentemente ocorre nos membros inferiores, mas atinge também os braços, rosto, pescoço.
A ferida brava pode aparecer no corpo de forma diferente, assemelhando-se a hanseníase é muito raro e a chamamos de forma difusa.
O paciente apresenta feridas fechadas elevadas em relação a pele avermelhada podendo ter secreção com o passar do tempo. Na fase difusa há comprometimento da orelha, nariz, lábios e face.
Quanto mais rápido for o diagnostico e o tratamento, mais fácil será a cura e menor o risco de deformidades.
Diagnóstico: observar aspecto clínico da lesão; intradermoreação de Montenegro (IDRM) esfregaço em lâmina de fragmento da lesão .

Sorologia: O paciente que já teve leishmaniose deve ser acompanhado pelo menos dois anos após tratamento. O que já teve na pele há muito tempo, pode ter a doença no nariz e na boca.A leishmaniose após o tratamento cicatriza a pele e a torna fina, brilhosa, geralmente a cor fica mais escura do que a pele normal.Prevenções em nível coletivo não são conhecidas. O combate ao mosquito só é recomendado em casos de transmissão domiciliar e peridomiciliar. Para proteção individual seria diagnosticar no início e tratar o doente.Medidas ambientais: construções de casas numa distância de 100 metros da vegetação; uso de telas nas janelas e portas; mosquiteiros para dormir; manter os animais (cão) doentes fora do convívio familiar; não tomar banho em rios ao entardecer.

Fonte: leishmaniose tegumentar americana I Costa Jackson;Mauricio Lopes.

Postada por: EnfªDrªMaria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: