terça-feira, 13 de julho de 2010

Respeitando-se os limites

O homem é o responsável pelo progresso, por essa explosão de avanços tecnológicos, que bem parecem uma avalanche, nos deixando constantemente em alerta nas mais diversas áreas e setores . Esse desenvolvimento é positivo e extremamente necessário; mas infelizmente nos traz em contrapartida sérios prejuízos.Teríamos como exemplo meio ambiente,clima,qualidade de vida,saúde,e tantos outros.

Se citarmos o clima como modelo e pensarmos mais especificamente no tempo seco, veremos quão intenso e frequente esta presente em nossas vidas, não mais ,permitindo termos as estações do ano, que por vezes nos parecem extintas no seu tempo devido.

Podemos sem errar responsabilizá-lo por diversas doenças resultantes da baixa umidade relativa do ar. As mais comuns são as respiratórias, alérgicas, de pele e....

Cuidados existem, são simples e eficazes mas que precisam ser levados a sério para prevenir complicações graves e garantir bem estar.

Beber no mínimo 2 litros de líquido por dia, preferencialmente água;Colocar bacia com água ou toalha molhada nos quartos;fazer atividade física cedo pela manhã ou no final da tarde;usar roupas leves;tomar vários banhos (com água em temperatura ambiente);evitar exposição ao sol depois das 10h e antes das 16h;utilizar soro nas narinas e colírio nos olhos caso haja irritação;usar em todo corpo óleos ou cremes hidratantes(evitará ressecamento da pele);usar pano úmido no lugar da vassoura para limpar a casa.(evita crises alérgicas). Os problemas respiratórios podem ter causa infecciosa ou alérgica.

Infecciosas são resfriados, gripe,pneumonia;as ocasionadas por vírus ou bactérias.Ambientes fechados; pessoas contaminadas com presença de tosse, espirros; a forma de contágio se dá através de locais com aglomera mento de pessoas.

Alérgicas são ácaro;poeira domiciliar;animais domésticos (através do pêlo, pele, urina, saliva); fungos (mofo em locais pouco ventilados,úmidos e escuro.); fumo (inalação da fumaça); estresse; medicamentos (evitar automedicação).

Os cuidados para portadores de alergia respiratória: manter a casa ventilada;usar na limpeza diária da residência sempre panos úmidos e aspirador de pó;revestir travesseiros,cobertores,colchões com material plástico; evitar tapetes,carpetes,cortinas ,almofadas na casa; evitar terminantemente o manuseio e o uso de roupas de lã;manipular, inalar inseticidas,água sanitária,fumaça,gasolina,tinta fresca,cera,desinfetantes é inadequado;paredes com mofo passar tintura de iodo,mertiolato ou fenol a 10%;fumar ou ficar próximo de quem esta fumando é impróprio.

Ideal e salutar é procurar ficar em locais ao ar livre;praticar esporte ,mais indicados os feito na água como natação,hidroginástica e outros.

Para estarmos e sermos saudáveis precisamos considerar imprescindível e usar de fidelidade as recomendações citadas.

O permanecer saudável, com qualidade de vida e bem estar é perfeitamente possível, mesmo estando acompanhado dessa busca inexaurível e permanente em busca de avanço tecnológico,desde que seja respeitado os limites que cada lado necessita para viver a vida merecidamente.

Autora: Enfª Draª Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: