sábado, 3 de julho de 2010

DOR


A dor é uma queixa que acompanha uma parcela muito grande da população é o aviso que algo não anda bem. Devemos tratá-la para que não venha ocorrer sofrimento e até incapacidade. O alívio da dor vai proporcionar uma melhor qualidade de vida. A dor pode ser: aguda ou crônica. Aguda é aquela que acontece após cirurgias, infecções, machucados e inflamação. Ela tem um excelente resultado após o uso de medicamentos.

Geralmente quando a causa melhora, a dor costuma desaparecer. Crônica: esta mesmo medicada, a dor é contínua e intermitente (vai e volta). A dor crônica pode não estar relacionada a uma lesão visível, como uma dor de cabeça, no corpo, nas costas, mas sim de resultados de alterações no funcionamento do corpo; e isso faz com que seja usado várias formas associadas de tratamento.

O que costumamos usar para aliviar a dor aguda , não é a melhor forma para tratar da dor crônica.Não devemos fazer uso de medicamentos sem que tenhamos passado por uma avaliação de um profissional da saúde .

A auto medicação não é correto. A dor pode acontecer em qualquer parte do corpo, daí ela vai através dos nervos para a medula e então para o cérebro; neste ponto ocorre a “consciência” da dor, a sua intensidade. A dor gera incapacidade para a maioria doas pessoas, pois estas pensam que devem agüentar e lidar sozinhas com o problema. A dor pode resultar em ansiedade, depressão, irritabilidade, medo raiva, alteração no sono, etc... As pessoas tem a sensação de desamparo.

O tratamento vai depender do tipo, intensidade, duração e causa da dor. O alívio acontece com medicamentos, medicina física, uso de calor, de frio, acupuntura, relaxamento, alongamento, buscar manter o nosso psicológico centrado.Aquela dor aguda sem causa evidente ,deve-se buscar ajuda em exames de imagem, laboratoriais; é fundamental para ter a revelado da causa da dor. Há três grupos de remédios para alívio da dor: os analgésicos antiinflamatórios e os morfínicos.

Em casa podemos fazer uso de ações para aliviar a dor como: relaxamento este contribui para diminuir a ansiedade, a respiração torna-se mais tranqüila e os músculos mais relaxados; massagem de conforto: esta melhora a circulação local e a musculatura relaxa dá uma sensação de conforto; repouso,imobilização,atividade :a tensão muscular, faz com que os músculos fiquem contraídos e diminuem a quantidade de sangue e oxigênio no local, e provocam mais dor.

O repouso ajuda na melhora da dor. A imobilização e o repouso prolongados podem acontecer outros problemas e piorar a dor, por isso devemos ficar atentos com o tempo. A dor é subjetiva e somente quem a sente sabe descrevê-la. Procura dizer o modo claro e objetivo, os locais onde está à dor e para onde ela está se deslocando. Informe seu médico o que sente, de forma que ele possa ajudá-la., vamos dar alguns exemplos:Observe o que faz a dor piorar, e o que faz melhorar; se há horários de piora ou de melhora ; conte o quanto dói, a intensidade, usando palavras ou de repente números;se ela é profunda, superficial, em aperto , em choque,se queima, etc....Diga se a dor prejudica o sono, o trabalho, o humor,o lazer; fale da intensidade, da tristeza, da ansiedade, da raiva que a dor causa e também o quanto prejudica sua qualidade de vida.Com essas informações seu médico terá condições de avaliar com mais segurança o que estas sentindo e desta forma terá como lhe oferecer o melhor tratamento a seguir.

Autoria: EnfªDrª Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: