sábado, 5 de março de 2011

Doença Celíaca

É uma doença crônica que atinge principalmente o intestino delgado, devido a .intolerância permanente ao glúten. Glúten é uma proteína que encontramos no trigo, centeio, cevada, aveia e malte. A doença celíaca também chamada enteropatia glúten-induzida é considerada uma desordem auto-imune que atrofia as vilosidades da mucosa intestinal não permitindo a absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.

Ocorre em qualquer idade, após o glúten ser introduzido na alimentação. O glúten vem da farinha de trigo e outros cereais, lavando o amido. Para isso se forma uma massa de farinha e água, que é lavada até tornar-se limpa. O resultado é uma textura pegajosa e fibrosa ,como se fosse um chiclete.

Os sintomas são: diarréia, fadiga, perda de peso, crescimento prejudicado, irritabilidade, anemia pela carência de ferro, farturas, ossos finos, erupção da pele, prurido. Há casos da pessoa não apresentar sintomas.

A doença é diagnosticada através de exame de sangue, que é útil tanto para detectar a doença quanto para saber sua exclusão. Se o exame for positivo ele é complementamos com uma endoscopia. Caso ainda não se detecte por meio desses realiza-se uma biopsia, se a suspeita for grande.

A endoscopia com a biopsia é considerado o padrão ouro para o diagnóstico.

O tratamento é a não ingestão de alimentos que contenham glúten, que deve ser mantida por toda a vida.

As pessoas que tem maior risco de ter a doença são aquelas que sofrem de diabete tipo 1, doença auto-imune da tireóide, síndrome de Tumer, síndrome de Willians ou parentes com doenças celíacas.

Com a retirada da farinha de trigo da dieta substituída por farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fubá, farinha de mandioca, polvilho, fécula de batata, soja e semente de girassol fará com que a doença não se manifeste.

Receita de Farinha sem glúten

Ingredientes:

1kg - farinha de arroz

330g – de fécula de batata

165g – araruta

Preparo: misture todas os ingredientes e guarde em recipiente fechado.

Autora:Enfª Drª.Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: