terça-feira, 15 de junho de 2010

Obesidade infantil

Um problema sério de Saúde Pública. Atinge grande parcela da população a nível mundial, no Brasil chega a 15%. A reserva natural de gordura do organismo vai aumentando até o momento que os problemas cardiovasculares, diabetes, apnéia do sono, osteoartrite se manifestam.

Através da IMC (índice de massa corporal) e comparando-se a circunferência da cintura e do quadril podemos avaliar o índice de gordura existente.

Para calcular o IMC é somente dividir seu peso atual pela sua altura ao quadrado; se o resultado for entre 30.0 e 39.9, você está obeso. O risco é maior no primeiro ano de vida e na fase pré-escolar.

Amamentação por período curto; ingestão de alimentos inadequados; distúrbio na alimentação; fatores genéticos; problemas emocionais; sedentarismo; faz com que problemas sérios surjam provocando alterações importantes na saúde tanto biologicamente como emocionalmente. No obeso o nível de triglicérides e colesterol aumentam ,são pertinentes infecção de pele, infecção respiratória, cirrose hepática, problemas ortopédicos ,alteração no corpo. Quando o aumento de peso torna-se visível, os motivos para comentários indesejáveis em ambientes e horário nada propícios começam a surgir. Ocasionando uma queda na auto estima, levando ao afastamento de convivência em grupo, preferindo o isolamento, tornando-se um anti social.

Criança obesa; adulto rechonchudo isto é muito provável, se a alimentação permanecer incorreta; as células adiposas ficam cada vez mais cheias de gordura até estourar e se multiplicar. Reverter o quadro somente com uma reeducação alimentar. Vamos a algumas dicas: Procurar ter sempre verduras, legumes e frutas na geladeira; preparar alimentos saudáveis para toda a família;fazer as refeições à mesa em horário que possa ter toda a família reunida ou pelo menos a maioria; montar o prato de forma a controlar as porções, evite travessas ou panelas com comida na mesa, facilita o repetir; pela manhã escolha ingerir cereal, leite e yogurte desnatado, granola, frutas, bolacha e pão integral; leve o lanche da escola prefira: frutas, sanduíche natural ,bolacha integral e acompanhando uma garrafa com água; Fazer exercícios, jogar bola, caminhar, dançar, pular corda, brincar no parque. Atividades que podem ser feitas com a família firmando a união, o prazer, o diálogo, o companheirismo enfim, resgatar aquela socialização que há muito tempo pela correria do modo de vida moderna ,deixara de existir

Autora:Enfª Drª Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: