sábado, 15 de maio de 2010

Diabetes - Pé-diabético

O diabetes é uma doenca cronica causada por desiquilibrio no metabolismo, ocasionado por altas taxas de glicose na corrente sanguínea, conhecida também como hiperglicemia. A deficiência na secrecao de insulina ,como na sua acao,causam problemas seríssimos ao indivíduo.

Cuidado e tratamento é o que faz o controle da doenca, proporcionando uma melhor qualidade de vida, e também buscando evitar complicacoes , que sao consideradas as maiores responsáveis pelos riscos da doenca. Tanto as criancas quanto adultos e idosos estao sujeitos a ser um diabetico em potencial, nao importando a raca, sexo ou condicao sócio-economica.

Sua aparicao pode acontecer na forma aguda quando apresenta crises de hipoglicemia (a glicose diminui muito no sangue) e estado de coma. Já na forma cronica as complicacoes surgem a medi o e a longo prazo.Alguns exemplos seriam a alteracao da visao que pode levar a uma cegueira irreversível; lesoes renais que evoluem para necessidade de hemodialise e consequentemente ao transplante; problemas vasculares e outros .......

O pé diabético é uma das importantes preocupacoes entre tantos existentes. A perda da sensibilidade nos pés pode com grande frequencia objetivar seríssimas infeccoes. Infeccoes essas tao importantes,que podem resultar em procedimentos muito presentes como a amputacao de artelhos e pés. O cuidado com os pés é primordial, deve ser feito diáriamente,minuciosamente em toda sua extensao. Se nao conseguir fazer seu auto-exame peca a ajuda de seus familiares; sempre que puder vá até um posto de saúde mais próximo e solicite avaliacao de profissionais enfermeiros.

Observe sempre algum machucado: como bolhas, micoses, calos, rachaduras ,etc... As unhas precisam estar sempre bem aparadas, dê atencao especial aos cantos,quanto as cutículas jamais as retire. Sapatos, sempre procurar o de salto mais baixo, que seja de couro macio ou mesmo de tecido e com poucas costuras. O formato ideal é arredondado, a ponta preferencialmente larga e alta para que os dedos fiquem folgados.

Sempre que lavar os pés a água deverá estar em temperatura ambiente ou no máximo morna. Ter o hábito do uso de meias ,sem costuras de tecido macio e confortável para evitar o atrito direto da pele com o calcado, prevenindo feridas que pela dificuldade de cicatrizacao se nao cuidados a tempo, poderao evoluir para uma gangrena , com risco considerável de uma amputacao ,e até mesmo de vida.

Nao é indicado o uso de anéis,aliancas,tornozeleiras dequalquer modelo,formato ou material. Evitar terminantemente a utilizacao de bolsa de água quente, medicamentos ( anti-calos),lixa metálica, bisturi para cortar calos. Deixar os pés de molho , usar sandálias e chinelos de plásticos é outro cuidado indispensável.

Faca uso dos postos de atendimento a saúde de sua cidade .Lá você encontrará equipe multidisciplinar de profissionais devidamente capacitados ,para lhe atender com atencao e dedicacao merecida, orientando-lhe , esclarecendo-lhe todas as sua dúvidas,fazendo uso de procedimentos para um tratamento curativo quando esse se fizer necessário. Mas o importante é estar voltado sempre para um atendimento buscando a promocao e prevencao da saúde da comunidade.

Cuide-se, voce tem esse direito. Sua vida é o seu maior tesouro.

Nenhum comentário: