segunda-feira, 10 de maio de 2010

Drogas: Não entre nessa!


A forma avassaladora como a droga esta sendo introduzida em nossa sociedade é muito preocupante, e pela sua gravidade já é considerada um problema de Saúde Pública.

As conseqüências não atingem somente o usuário mas também a sua família, vizinhos,seu emprego e a própria comunidade. Drogas são substâncias utilizadas para produzir alterações, mudanças nas sensações, no grau de consciência e no estado emocional. Essas alterações irão variar de acordo com a característica do usuário, que droga esta sendo usada, a quantidade, o efeito, e em que circunstância esta sendo consumida.

É comum se pensar que drogas são aquelas consideradas ilegais como: maconha, crack, cocaína e outras, mas se tratando de saúde muitas substâncias legalizadas podem ser igualmente nocivas, um exemplo disso o álcool e o tabaco. Os efeitos podem ser depressores, estimulantes ,alucinógenos, dependendo do tipo de substância utilizada.

A dependência é um risco real é quando o consumidor não consegue controlar e faz uso de forma impulsiva e repetitiva. Essa dependência pode ser física ou emocional. São claras as razões que podem levar ao uso de drogas: a oportunidade surgiu e o jovem experimentou; o uso de drogas pode ser visto como algo excitante e ousado pelos jovens; provocam alterações nos sentimentos; influência de colegas e amigos; tentar amenizar solidão, baixa auto estima ou falta de confiança; facilidade de acesso.

Para os pais ajudarem seus filhos a não entrar nesse mundo das drogas é importante que antes de tudo sejam um exemplo para eles. As crianças e jovens observam muito as atitudes dos adultos, ao menor sinal de tensão logo pegam um cigarro ou tomam xícaras de cafezinho, ou mesmo quando seus pais tem dificuldades de controlar alguns comportamentos podem ser copiados pelos jovens na forma como se relacionam com as drogas. Ao menor sinal de sofrimento ou desconforto os adultos lançam mão de um remedinho,ou de uma cervejinha, etc...para aplacar a ansiedade de forma quase instantânea, e assim com esse modelo de atitude ensinam aos filhos, alunos, jovens em geral ,que os problemas são resolvidos facilmente com a ajuda de uma substância.

É muito importante que os jovens entendam por meio de nossos comportamentos qual atitude adequada em relação as drogas.

Autora Enfª Drª Maria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: