sábado, 28 de agosto de 2010

Enxaqueca

Uma significativa parcela da população já apresentou uma crise de enxaqueca ou ainda apresentará. Entre os sexos o feminino é o mais acometido. Bebes e crianças podem apresentar crise.

As meninas começam na infância geralmente aos 12 anos, mas se tornam mais problemáticas na adolescência. As crises acontecem depois de ocorrer sua menarca; quando são tensas desde criança; costumam ser as primeiras da classe; cobram-se em demasia; são perfeccionistas exageradas.

Raramente iniciam crises após os 50 anos; A enxaqueca é uma dor de cabeça episódica, sua duração varia de 4 a 72 horas, é sempre forte, latejante e geralmente acomete somente de um lado da cabeça (hemicrania), embora possa ser generalizada.

Apresenta quatro fases: a primeira, pródromo, neste estágio a pessoa fica irritadiça, o raciocínio torna-se lento, o sono fica agitado e ocorrem pesadelos, sentem vontade de ingerir doces.

A segunda, aura, ocorrem alterações visuais, motoras e sensoriais. A terceira, é a dor propriamente dita, acompanhada as vezes de náuseas, vômitos. A quarta e a última fase é o cansaço, exaustão que a crise causa quando passa.

A freqüência varia entre as pessoas e para a mesma pessoa. Acontecem ataques uma ou duas vezes por mês ou até uma ou duas vezes por semana, com intervalos que variam de meses ou até anos, sem crises.

O que pode desencadear uma crise de enxaqueca é a ingestão de alguns alimentos como queijo, chocolate, vinho tinto, frutas cítricas, ou estar próximo da chegada da menstruação, onde vão acontecer alterações hormonais; final de um dia cansativo; perder uma refeição, ex: ao invés de almoçar fazer um lanche; excesso de trabalho; alterações no sono; vida estressante; tensão muscular na região do pescoço e ombro; problemas dentários como articulação da mandíbula; luzes brilhantes; som alto e odores fortes.

Hábitos que poderão ajudar: evitar tomar café em excesso, não fumar, fazer uso de óculos escuros, ter uma alimentação equilibrada, ingerir algo de 4 em 4 horas, evitar barulho desnecessário, ter boa postura, caminhar regularmente, fazer alongamentos relaxando a musculatura. Evitar mudanças de rotina brusca, ouvir música suave, relaxar, fazer uso de compressas frias na testa.

Só tome remédios se receitados pelo médico. Sabemos que a dor é um aviso ao nosso corpo que algo está errado, pensando assim uma crise de enxaqueca pode ter um sentido protetor contra um acúmulo de outras doenças, portanto procure sempre um profissional da saúde.

Acredita-se que a enxaqueca seja hereditária de mãe para filha. Depois de passadas as crises que podem durar até três dias, os pacientes voltam ao seu normal, às vezes até esquecem de quão ruim eles se sentiram.

Quando as dores de cabeça ocorrem, diariamente podemos dizer que não se trata de enxaqueca. Quanto a alimentação, teste qual o alimento que foi citado que lhe causa a crise, e elimine-o de sua dieta, cada organismo responde diferentemente.

Autora:EnfªDraªMaria Amélia da Costa Rech

Nenhum comentário: