terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Saúde e Bem Estar nas Ceias de Final de Ano

As festas de final de ano se aproximam, as pessoas buscam o reencontro com seus amigos e familiares. O amor o renascimento a união a confraternização, o dar o receber o compartilhar são os sentimentos mais forte e presente de cada ser humano, nesta época do ano

A vida de Jesus nos dá esse presente , em especial nesse dia o do seu renascimento;não é só do seu aniversário; mas sim, de todos nós.E para comemorarmos tanta felicidade,presenteamo-nos uns aos outros e fizemos ceias no Natal e Ano Novo, para nos reunirmos e confraternizarmos com todos aqueles que queremos bem. Isso é maravilhoso e devemos fazê-lo, mas sempre usando de bom senso, sem exageros, respeitando sempre o nosso organismo. Pessoas que são portadoras de diabetes, hipertensão, colesterol e...,não precisam abrir mão da ceia, no entanto ter cuidado especial com os alimentos que tenham alto teor de gordura animal, como o leitão o pernil,....Esses pratos são de difícil digestão e podem provocar distúrbios um exemplo comum é a diarréia .O limão e o abacaxi apresentam um pH ácido e são ótimos para serem usados pois colaboram para uma melhor digestão. As pessoas com idade um pouco mais avançada seria bem indicado a ingestão de saladas cruas antes de começarem a comer carnes;porque as saladas tem fibras e vão atuar como uma esponja na absorção da gordura animal, fazendo com que o efeito nocivo seja retardado ou mesmo evitado.As massas regadas de molho branco são demasiadamente gordurosas e os doces com recheios ou coberturas apresentam um taxa de açúcar e gorduras saturadas alta, aqui então a cautela merece especial atenção.Bebidas alcoólicas devem ser de uso moderado, a cerveja por exemplo é bom acompanhar um prato leve como a carne magra ou salada crua.Todos sabemos que o álcool é açúcar. A cerveja é bastante calórica e os destilados tem alto grau de álcool na sua concentração, ao contrário dos vinhos branco ou tinto que tem teor de álcool pequeno.

Estar em alerta ao ingerir cerveja “estupidamente gelada”estas poderão causar um aumento de pressão,arritmias cardíaca e pior se o indivíduo apresenta problemas circulatórios é possível ocorrer hipertensão arterial,insuficiência respiratória, angina...

Sempre é bom lembrar que o controle de determinados alimentos também é benéfico para a promoção do bem estar para outras disfunções do organismo.

Algumas dicas importantes que devemos lembrar sempre:

Procurar sentar-se ereto a mesa. Mastigar bem e vagarosamente os alimentos. Caminhar um pouco após ter se alimentado isto é ótimo na prevenção de azia. Fazer refeições pequenas e freqüentes. Evitar a ingestão abusiva de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Procurar fazer uso de roupas confortáveis e correta para o clima do dia.

Façam todos um bom proveito das ceias preparadas com tanto apreço e amor e degustem junto aos que tanto lhes querem bem. Sejam muito felizes com as bênçãos de Deus.

FELIZ NATAL!!! E UM PRÓSPERO ANO de 2011!!!!! Pleno de saúde, amor e prosperidade. São meus sinceros votos, a todos os leitores e familiares.

Autora: Enfª Drª. Maria Amélia da Costa Rech

Um comentário:

Rejane Cavalcanti disse...

Obrigada pela visitinha e recadinho lá no blog! Parabéns pelo seu! Abraços