terça-feira, 13 de abril de 2010

Ciclo de vida do adolescente

A adolescência corresponde a segunda década da existência do ser humano que vai dos 10 aos 19 anos. É uma etapa entre a infância e a fase adulta, que continua de modo ativo, começando com o nascimento. Nesta fase iniciam a reformulação de caráter social, ideológico, sexual e vocacional, determinado por uma radical transformação corporal, que os faz pensar ser adulto. Ocorrem novas relações com o meio social, com a família e mesmo com os outros adolescentes. Neste momento acontecem várias perguntas e dúvidas.
Por que sentimos solidão? Por que somos tão briguentos? Por que temos tantos problemas? Por que ninguém gosta de mim?. Perguntas e dúvidas essas que devem ser discutidas com liberdade para não se transformar em ansiedade e angústias. Alguns sintomas da Síndrome da Adolescência Normal: a) Busca de si mesmo e de identidade própria, b) procuram estar agrupados, c)ocorrem crises religiosas, d) fantasiam, e) ocorre a atividade masturbatória e o início da atividade heterossexual,, em que existe mais um contato exploratório do que uma verdadeira genitalidade procriadora, f) são anti-social, g) ocorre a separação cada vez maior dos pais, h) estado de ânimo flutuantes, i) são narcisistas.
Costumam admirar-se por longo tempo diante do espelho, há uma grande preocupação com sua auto-imagem corporal; o jovem acredita ser a atenção das mocinhas, e elas a certeza de romper corações pelas conquistas, que estão na sua fantasia, não apenas com seus colegas, mas professores também. Pode acontecer o contrário acharem-se feios principalmente quando são obesos ou apresentam acne; a mocinha por achar seus seios grandes ou pequenos demais e isso as torna desgostosa. Nesta etapa de vida a sexualidade é algo bastante marcante, mas com o tempo, aprendem a administrar as suas sensações. Apaixonam-se primeiramente de modo platônico e após segue o namoro real e então as primeiras experiências sexuais.
Devemos pensar que os adolescentes estão expostos a muitas situações de risco como: problemas ginecológicos, dermatológicos, emocionais, gravidez precoce, aborto, DST, violência sexual, dentre outros. Quanto aos acidentes em geral: de trabalho, suicídios, homicídios, estupros, drogadição, desajustes familiares, escolares e psicológicos, abandono e prostituição. Quanto a gravidez precoce, essa vem aumentando e trazendo conseqüências desagradáveis tanto para as mães ( com grande risco de morbimortalidade materna), como para os próprios bebês das mães muito jovens, que ocorrem prematuridade, baixo peso ao nascer e risco de morbimortalidade infantil.
Nas DST as estatísticas demonstram o crescimento e a falta de conhecimento do adolescente, os tabus e a vergonha de procurar ajuda, retardam o tratamento, levando a conseqüências a longo prazo como: infertilidade, abortamento, problemas neurológicos , ósseos e infecções. Muitos adolescentes são obrigados a abandonar os estudos para ingressar no trabalho, pois precisam ajudar no sustento de seus familiares. Eles enfrentam várias dificuldades devido a falta de experiência, jornadas muito extensas e até atividades impróprias para a idade, baixa remuneração, assumem grandes responsabilidades o que podem lhes causar sérios transtornos e perturbações.
A adolescência é uma fase de grandes desafios. Em Saúde Pública é necessário que hajam ações educativas, acompanhamentos. É importante que se possa dar troca de conhecimento e responsabilidade, bem como uma intervenção mais integral e ampliada envolvendo a família e a comunidade.

Fonte pesquisada Protocolo das ações básicas se saúde uma proposta em defesa da vida

Um comentário:

jessica disse...

isso me ajudouu muito com minha pesquisaa bjus